ARTUR OLIVEIRA

 

 

 

 

 

Nasceu a 04 de março de 1971 em Belém do Pará, Brasil e reside em Albergaria-a-Velha.

Licenciou-se em Contabilidade pelo ISCA de Aveiro e exerce funções no Ministério das Finanças desde 2000. A sua atividade profissional implicou uma estadia na cidade de Lisboa no período compreendido entre 2000 e 2003. Após uma breve passagem profissional pela cidade Porto foi colocado em Aveiro, cidade onde atualmente trabalha.  

Despertou para a arte do desenho ainda criança e desde cedo elegeu a pintura como forma de ocupação dos seus tempos livres, conseguindo, dessa forma, o equilíbrio necessário entre as exigências profissionais e a esfera pessoal.

O seu percurso artístico foi, desde sempre, desenvolvido de forma autodidata, através da experimentação de diversos materiais e técnicas, na busca de um estilo capaz de expressar e conjugar as várias realidades e dimensões da existência humana, numa tentativa de captar o inefável e comunicar aquilo que transcende as palavras. Essa procura, de revelar o que, de forma intuitiva, é percetível pelos nossos sentidos é uma constante exploração das diferentes camadas da existência, numa busca pela verdadeira essência da vida.

Juntamente com o escritor/poeta Ricardo Oliveira, iniciou em 2003 o Projeto “A cor das palavras”, o qual enquadra, numa mesma obra, pintura e poesia, como duas formas de expressão em diálogo. “A cor das palavras” marcou presença em diversas exposições de norte a sul do país e converteu-se, posteriormente, numa exposição permanente, disponível em www.dialogarte.pt.

 

Exposições

1990 – Individual na Galeria J2 em Albergaria-a-Velha.

1990 – Coletiva na sede do MASP em Aveiro.

1992 – Coletiva do Lions Clube de Albergaria-a-Velha.

1994 – Coletiva na Fundação Dionísio Pinheiro e Alice Cardoso Pinheiro em Águeda.

1994 – Coletiva na Casa da Cultura de Estarreja.

1995 – Participação na Exporegiões em Águeda.

1997 – 1ª Exposição Coletiva de Artes de Albergaria-a-Velha.

1998 – Coletiva – I Jovens talentos de Albergaria-a-Velha.

1998 – Coletiva I encontro de Artes – Federação da Cultura Portuguesa– Cine Teatro Alba.

1999 - Coletiva – II Jovens talentos de Albergaria-a-Velha.

1999 – Coletiva – II encontro de Artes do concelho de Albergaria-a-Velha.

1999 – Individual – Galeria Municipal de Aveiro.

2000 – Coletiva – III Jovens talentos de Albergaria-a-Velha.

2005 – Coletiva ANAP - Exposição do centenário Rotary – Seminário de Vilar Porto

2005 – Projeto “A cor das palavras” – exposição de pintura com poesia de Ricardo Oliveira, na Galeria do Teatro-Cine de Pombal.

2006 – Projeto “A cor das palavras” – exposição de pintura com poesia de Ricardo Oliveira, no Centro Cultural da Nazaré – na Galeria da Biblioteca Municipal da Covilhã – na Casa Municipal da Cultura Solar Condes de Resende, cidade de Gaia – na Galeria da Biblioteca Municipal de Condeixa-a-Nova – no Estaleiro Cultural Velha-a-Branca, em Braga – na Galeria do Paço da Cultura da Guarda.

2007 – Projeto “A cor das palavras” – exposição de pintura com poesia de Ricardo Oliveira, na Galeria da Casa Municipal da Cultura de Coimbra.

2008 – Coletiva - VI Bienal de Artes Plásticas da Vidigueira.

2009 – Projeto “A cor das palavras” – exposição de pintura com poesia de Ricardo Oliveira, na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco em Vila Nova de Famalicão.

2009 – Coletiva - I Bienal Internacional de Pintura Fundação Rotária Portuguesa, em Coimbra.

2009 – “A cor das palavras - A aparente liberdade da formatação” – exposição de pintura com poesia de Ricardo Oliveira, na Galeria do Auditório Municipal de Vila do Conde.

2009 – “A cor das palavras - A seleção do poeta” – exposição de pintura com poesia de Ricardo Oliveira, na Galeria dos Paços do Concelho de Aveiro.

2010 – “A cor das palavras - Dilemas” – exposição de pintura com poesia de Ricardo Oliveira, na Biblioteca do Balneário Rainha Dona Amélia em São Pedro do Sul.

2010 – Coletiva - VII Bienal de Artes Plásticas da Vidigueira.

2012- Apresentação do projeto “A cor das palavras” no 9º encontro de educadores infância e professores 1º ciclo, em 03/03/2012 em Leça da Palmeira.

2012 – “A cor das palavras - A eternidade escreve-se no espaço antes e depois da vida” – exposição de pintura com poesia de Ricardo Oliveira, no Centro de Documentação do Edifício Central do Município de Lisboa.

2012 – Coletiva - VIII Bienal de Artes Plásticas da Vidigueira.

2013 – “A cor das palavras - Vamos sonhar com lucidez” – exposição de pintura com poesia de Ricardo Oliveira, na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha.

2014 – Coletiva - I Exposição coletiva de pintores Albergarienses, na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha.

2014 – Menção Honrosa na IX Bienal de Artes Plásticas da Vidigueira.

2016 – Coletiva - X Bienal de Artes Plásticas da Vidigueira.

2019 - Coletiva - O AveiroArte e os seus maravilhamentos - Espaço Q no Porto.

2020 - Coletiva de Verão AveiroArte 2020 – Galeria Morgados da Pedricosa em Aveiro.

2020 - Coletiva de Arte "... FreeArte...", na Galeria Municipal Tomás Costa, em Oliveira de Azeméis.

2021 - Coletiva - “Coronavírus não destrói a criatividade”, no âmbito da 4ª Bienal Internacional de Arte Gaia 2021.

2021 - Coletiva Primavera AveiroArte 2021 – Galeria Morgados da Pedricosa em Aveiro.

2021 - Coletiva - 50 Anos do AveiroArte - 1ª Exposição – Museu de Aveiro / Santa Joana.

2022 - Coletiva - 50 Anos do AveiroArte - 2ª Exposição – Galeria Morgados da Pedricosa em Aveiro.

2022 - Coletiva - Casa Museu Silvestre Raposo - Exposição Prémio Pintura 2022 - Vila Nova de São Bento, Serpa.

2023 - Coletiva - AveiroArte - "Um degrau acima do silêncio" – Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha.

2023 - Coletiva - AveiroArte - "Os loucos anos 60" – Galeria Morgados da Pedricosa em Aveiro.

2023 - Coletiva - Vencedor do Prémio de Pintura da Casa Museu Silvestre Raposo - 2ª edição - Vila Nova de São Bento, Serpa.

2023 - Coletiva - "Garcia de Orta, o Luso Sefardita" no âmbito do V Colóquio Internacional Diálogos Luso-Sefarditas em Castelo de Vide.

2024 - Individual - Casa Museu Silvestre Raposo - Vila Nova de São Bento, Serpa.

2024 - Coletiva - Surfarte- Exposição de arte inspirada no Surf - comemoração dos 35 anos da Associação de Surf de Aveiro – Galeria Morgados da Pedricosa em Aveiro.

2024 - Coletiva - "Homenagem a Kandinsky" Exposição Colectiva Internacional com AveiroArte e Galeria Galina Seidel  – Galeria Morgados da Pedricosa em Aveiro e Galeria Galina Seidel em Colónia, Alemanha.

2024 - Coletiva -  AveiroArte - Pequenos Formatos, Belle Époque da Arte Nova em Aveiro – Galeria Morgados da Pedricosa em Aveiro.