RICARDO OLIVEIRA

 

 

Escritor Ricardo Oliveira poeta
 
 

 

 

 

Nascido a 12 de Março de 1980, em Albergaria-a-Velha, licenciou-se no curso de ensino de Português, Latim e Grego, pela Universidade de Aveiro, exercendo funções pedagógicas, na sua terra natal, ao nível do ensino particular.

Em conjunto com Artur Oliveira, desenvolve, desde 2003, o projecto “A Cor das Palavras”/ “Dialogarte”, projecto que concilia duas linguagens artísticas com o propósito de nascer uma arte lúcida, onde a sociedade se reveja através dos olhos de hoje num futuro mais Igual e Justo; e onde o homem possa encontrar a paz que falta ao ser. Na verdade, foi este o seu primeiro arrojo artístico, e o que o motivou para novas buscas na arte da palavra...

Para além da sua participação no referido projecto, é correspondente da revista “Agália: revista de Ciências Sociais e Humanidades”, onde também colabora com poesia inédita.

No entanto, procura explorar novas maneiras de expressar a sensação. Por isso, procura, por meio da prosa romanceada, viagens pelo agir humano e pelos valores que o regem. Em face disso, participa, em conjunto com André Matias, no blog “O Viagente”.

Em Maio de 2013 lançou o seu primeiro romance "Diálogos com Mariana" da Chiado Editora.

Em Julho de 2019 lançou o livro de poesia "Do Mar à Montanha, escutando os ruídos da Vida" - Emporium Editora.

 

Exposições

2005 – Projecto “A cor das palavras” – exposição de poesia com pintura de Artur Oliveira, na Galeria do Teatro-Cine de Pombal.

2006 – Projecto “A cor das palavras” – exposição de poesia com pintura de Artur Oliveira, no Centro Cultural da Nazaré.

2006 – Projecto “A cor das palavras” – exposição de poesia com pintura de Artur Oliveira, na Galeria da Biblioteca Municipal da Covilhã.

2006 – Projecto “A cor das palavras” – exposição de poesia com pintura de Artur Oliveira, na Casa Municipal da Cultura Solar Condes de Resende –Cidade de Gaia.

2006 – Projecto “A cor das palavras” – exposição de poesia com pintura de Artur Oliveira, na Galeria da Biblioteca Municipal de Condeixa-a-Nova.

2006 – Projecto “A cor das palavras” – exposição de poesia com pintura de Artur Oliveira, no Estaleiro Cultural Velha-a-Branca, em Braga – projecto.

2006 – Projecto “A cor das palavras” – exposição de poesia com pintura de Artur Oliveira, na Galeria do Paço da cultura da Guarda.

2007 – Projecto “A cor das palavras” – exposição de poesia com pintura de Artur Oliveira, na Galeria da Casa Municipal da Cultura de Coimbra.

2009 – Projecto “A cor das palavras” – exposição de poesia com pintura de Artur Oliveira, na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco em Vila Nova de Famalicão.

2009 – “A cor das palavras - A aparente liberdade da formatação” – exposição de poesia com pintura de Artur Oliveira, na Galeria do Auditório Municipal de Vila do Conde.

2009 – “A cor das palavras - A selecção do poeta” – exposição de poesia com pintura de Artur Oliveira, na Galeria dos Paços do Concelho de Aveiro.

2010 – “A cor das palavras - Dilemas” – exposição de poesia com pintura de Artur Oliveira, na Biblioteca do Balneário Rainha Dona Amélia em São Pedro do Sul.

2012- Apresentação do projeto “A cor das palavras” no 9º encontro de educadores infância e professores 1º ciclo, em 03/03/2012 em Leça da Palmeira.

2012 – “A cor das palavras - A eternidade escreve-se no espaço antes e depois da vida” – exposição de poesia com pintura de Artur Oliveira, no Centro de Documentação do Edifício Central do Município de Lisboa.

2013 – “A cor das palavras - Vamos sonhar com lucidez” – exposição de poesia com pintura de Artur Oliveira, na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha.